top of page

O que significa WOD e LPO? Conheça a linguagem do Crossfit

  • mirianmorfim
  • 14 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O Crossfit tem conquistado cada vez mais adeptos ao esporte em todo o mundo e em Florianópolis não é diferente. A modalidade tem ganhado espaço pela prática lúdica, assim como constantemente variada e competitiva.

Foto: Banco de Imagens Freepik

Para esclarecer algumas definições e siglas do universo Crossfit, Luciano Abel, coach level two, destaca alguns dos termos e exercícios que fazem parte do dia a dia dos praticantes e atletas durante os treinos e torneios.

De acordo com o especialista, os termos são simples, mas somente convivendo e praticando o esporte para aprender o nome, o movimento e a técnica. “Quanto mais o praticante exercita o movimento, melhores serão as habilidades”, explica o coach que reforça que a rotina é o principal inimigo. “Quanto mais variado for o treino, melhor. Não existem movimentos que se faça mais que o outro”, conta Abel.

Para o treinador, alguns exercícios são pré-requisitos no Crossfit. Existem movimentos que são mais visados dentro da ginástica e no levantamento de peso. Assim como tem os exercícios que plasticamente são mais bonitos, na avaliação dele.

Confira alguns dos termos, siglas e exercícios do esporte

A maioria dos termos são em inglês, devido a modalidade ter surgido nos Estados Unidos da América (EUA).

Box. Significa “caixa”. Este é o nome dado para as academias e locais de treinos de Crossfit.

Work of Day (WOD). Significa o “treino do dia”. Série de exercícios que o coach preparou para todos os alunos daquele dia. Cada dia possui um WOD diferente que os praticantes devem fazer no maior número de repetições ou no melhor tempo possível.

Levantamento de Peso Básico e Levantamento de Peso Olímpico (LPO). São modalidades do esporte, que dão a base para a periodização dos treinos de Crossfit.

Warm Up. É o aquecimento para o treino. Alongar e aquecer a musculatura e movimentar as articulações que serão mais utilizadas no WOD do dia.

Every Minute On the Minute (EMOM). Significa realizar o circuito de treino dentro de um minuto e desancansar o restante do tempo.

Rounds For Time (RFT). Fazer um determinado número de séries no menor tempo.

Rep. É a repetição válida e completa. Quando o praticante realiza os movimentos de acordo com o solicitado.

No Rep. É a repetição não válida, quando o atleta não executa de forma completa ou correta o movimento solicitado. 18-14-10. O nome indica o número de repetições que deve ser feito para cada exercício.

As Many Reps As Possible (AMRAP). Tem como objetivo realizar o máximo de repetições ou séries possíveis em um determinado período de tempo.

Burpee. É um movimento que o praticante faz com salto e flexão no chão.

Kettlebell. É uma bola de ferro fundido com uma alça. O equipamento é utilizado para realizar diversos exercícios musculares. Wall Balls. Movimento que o praticante faz o agachamento e na volta joga a bola na parede.

Escalada na Corda. O aluno precisa fazer uma escalada na corda suspensa e livre. A medida da corda pode variar de 3 a 15 metros de altura.

Front Squat. Com a barra na posição frontal, o movimento desenvolve a estabilidade promovendo uma melhor postural corporal e equilíbrio.

Foto: Banco de Imagens Freepik

Comments


Leia também:
Freepik
160746-OUU4AM-501
160644-OUU3XI-378
160684-OUU439-267
Freepik
Freepik
Mirian Morfim da Silva

Estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Estácio Sá Santa Catarina.

A paixão pelo esporte foi determinante para a escolha do tema e a construção do blog com dicas e orientações para aqueles que pensam em iniciar a prática esportiva.

Contato

 Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page