Crossfit: a prática do esporte na terceira idade
- Mirian Morfim da Silva
- 25 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
O esporte que tem tomado conta dos “Boxes”, como é chamado o local de treinamento de alta intensidade, sofre com os mitos de lesões, idades e treinamentos inadequados.

O Coach Maicon Jacques explicou que a modalidade tem sido fortemente criticada pelas academias tradicionais por conta do crescimento espontâneo que tem sido atribuído ao esporte nos últimos tempos. O Crossfit é uma modalidade praticada há mais de 15 anos na Califórnia.
Aqui no Brasil, o esporte é recente, tanto que o país ocupa o segundo lugar com mais boxes filiados à Crossfit Inc., com 819 academias. Há pouco mais de cinco anos que a atividade surgiu em Florianópolis. Hoje existem aproximadamente 20 boxes na capital. “À medida que as pessoas conhecem o diferencial do esporte, se agradam e optam por treinar Crossfit. Tem sido uma transição normal”, conta.
Idade
Outro mito que rodeia o Crossfit é a idade. Afinal, com qual idade e quem pode praticar? Uns julgam que os exercícios só podem ser realizados por pessoas altamente classificadas ou técnicas e que sejam jovens e atletas. Outro erro. Nessa modalidade, qualquer indivíduo pode praticar – seja criança, jovem ou idoso – desde que tenha acompanhamento de um profissional.
Quem explica sobre esse tema é a ex-atleta de remo e Coach no Crossfit, Fabiana Beltrame. “O Crossfit é uma nova prática de treinamento baseado em exercícios de alta intensidade, com grande variação de movimentos e curto período de duração”, explica.

Para a atleta esses três ingredientes geram energia e potência, favorecendo a execução das atividades e a exaustão do corpo. De acordo com a profissional, a modalidade pode ser praticada por qualquer indivíduo que tenha o desejo de ampliar as habilidades físicas, a partir de uma atividade dinâmica e funcional.
Beltrame afirma que praticar o esporte, o participante aprimora as funções básicas como resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, agilidade, força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação, potência, entre outros. “Quanto maior a capacidade em cada uma delas, maior será o condicionamento físico e melhor efeito possível do equilíbrio”, afirma.
Lesões
Sobre as lesões relacionadas ao esporte, o coach foi categórico ao afirmar que existe perigo, mas é comum como em qualquer outro esporte. Maicon diz que quando uma pessoa se propõe a prática de exercícios físicos, ela está sujeita a lesão. “Isso pode acontecer desde uma pequena luxação ou até as que precisam de intervenções cirúrgicas”, disse. O professor acredita que os índices de lesões, se comparados com outras modalidades, são tão altos como muitos acreditam.
Assista a entrevista na íntegra.
Comments