Brasileira é pioneira na arbitragem dos jogos mundiais do Crossfit Games
- Mirian Morfim da Silva
- 23 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Natural de Curitiba (PR), a fisioterapeuta e coach level two Adriana dos Santos Olschewski, foi a primeira brasileira a arbitrar os jogos mundiais do CrossFit Games, o maior evento de Crossfit que reúne atletas amadores e profissionais do mundo.

Adriana, que mora em Florianópolis, conta que a paixão pelo esporte a fez ser aprofundar cada vez mais nos detalhes de arbitragem, aguçando os olhares rápidos para os padrões de movimentos que a levaram a ser juíza a nível internacional em 2016.
Nesse mesmo ano, a fisioterapeuta participou da bancada julgadora dos jogos Regionais em Madrid (ESP) e depois estreou no Crossfit Games, realizado nos Estados Unidos (EUA). “2016 foi o meu ano. Em 2017 tive ao meu lado mais dois brasileiros e recebi o convite para arbitrar os jogos de 2018”, afirma Adriana.
Para a coach, a sensação de participar da comissão julgadora é indescritível. “É fabuloso estar com os melhores atletas do esporte que amamos, e ao mesmo tempo é uma pressão muito grande, é preciso estar preparado psicologicamente, emocionalmente e fisicamente para conduzir os trabalhos junto aos participantes”, explica a paranaense.
Dentro de um piso de competição, Adriana destaca os passos primordiais para obter um julgamento com precisão. Para ela, é preciso conhecer detalhadamente o workout (série que os atletas vão executar), a partir daí é possível reconhecer o padrão de movimento e identificar se a repetição é válida ou não.
“Nos campeonatos não se avalia a técnica, mas sim, se o competidor começa e termina o movimento de forma válida dentro do tempo e regras estabelecidas. A maneira que é executada a sequência não cabe a arbitragem julgar”, detalha a fisioterapeuta.
Arbitragem
Para se tornar um árbitro do Crossfit, é necessário fazer um curso on-line, disponibilizado pela Crossfit Inc., em que qualquer pessoa interessada pode realizar. No site, ficam à disposição três cursos e com apenas um deles é possível atuar como judge, validando WODs dos colegas de box e ainda validar os WODs de outros participantes no Open, a primeira fase de quem busca uma classificação no Crossfit Games. O curso tem duração cerca de uma hora.
Curso de Judge O curso de judge oferece uma introdução às agilidades que um árbitro usará durante qualquer torneio. O curso contém dados gerais sobre regras, regulamentos e movimentos básicos. Ao concluir o módulo de movimentos, o aluno comprova as habilidades no exame final, por meio de gravação em vídeo.
Comments