A importância da suplementação para os praticantes de Crossfit
- Mirian Morfim da Silva
- 16 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
O Crossfit é um esporte que mistura diversos exercícios funcionais em alta intensidade. Para os praticantes que desejam melhorar o rendimento físico é preciso aliar a alimentação saudável com uma boa suplementação.

De acordo com Vanessa Mara Lodi, nutricionista esportiva, os treinamentos que incluem excesso de força e de resistência necessitam de nutrientes específicos para contribuir com o desempenho atlético.
“Existe no mercado diversos tipos de suplementos que podem conter minerais, aminoácidos, vitaminas e carboidratos. Porém o mais conhecido e consumido por esportistas é o suplemento proteico, que ajuda no ganho de massa muscular”, explica a nutricionista. Alguns exercícios requerem energia, força e resistência de forma imediata e para suprir essa necessidade, o atleta consome os suplementos de rápida absorção.
Segundo Lodi, os complementos podem ser ingeridos em três momentos: no pré-treino para dar mais disposição para executar os movimentos. O intra-treino, que serve para aumentar o desempenho e ajuda a fornecer aminoácidos e o pós-treino para recuperar e crescer a musculatura, afirma a profissional.
Conheça os Suplementos mais utilizados
Whey Protein Um dos suplementos mais conhecidos, o whey protein é um complemento para ser ingerido no pós-treino devido ter uma absorção rápida. Com a ingestão é possível melhorar a recuperação do músculo, além de manter o ganho muscular por mais tempo.
BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) O BCAA é indispensável para qualquer praticante de atividade física, isso por que, este suplemento acelera o processo de reparação e recuperação dos músculos após uma série de exercícios mais intensos.
Glutamina A Glutamina é constituída por aminoácidos não essenciais, que também são produzidos pelo corpo humano. Este suplemento auxilia muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining (quando o excesso de treino pode prejudicar a saúde) durante o sono.
Creatina É o suplemento mais indicado para exercícios intensos e de força sem causar indisposição ou fadiga durante os treinos, pois a creatina dá mais energia ao corpo e ajuda a aumentar a massa muscular.
Ainda de acordo com Lodi, todas as substâncias apresentam atributos capazes de intensificar a resistência muscular. “Elas atuam no organismo melhorando o desempenho das atividades físicas, mas qualquer tipo de suplementação deve ser prescrito por um profissional da saúde”, lembra a nutricionista.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal Vanessa Mara Lodi.
Comments