top of page

Erros mais comuns cometidos pelos praticantes do Crossfit

  • Mirian Morfim da Silva
  • 21 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Conhecido por promover treinamentos militares e que levam o corpo à exaustão, os praticantes do Crossfit são seduzidos pelos exercícios desafiadores para evoluírem constantemente. Porém, algumas pessoas querem ir além dos limites e não ouvem as orientações dos coachs, o que resulta em erros de técnica, postura e de crescimento dentro do esporte.

Foto: Crossfit Inc

De acordo com Luciano Abel, coach level two, é comum que os alunos de outras modalidades queiram mostrar o potencial no início dos treinos, mas ele alerta: é preciso conhecer os limites do corpo. “Muitas vezes o praticante quer colocar uma carga maior, porque o colega está com mais peso, e isso é um grande erro”, explica Abel.

Cada modalidade tem uma técnica e uma forma adequada de realizar e no Crossfit não é diferente. A exemplo da musculação, o praticante movimenta parte do corpo isolando determinado grupo ou um único músculo, em que permite uma carga maior, já que parte dos movimentos têm o auxílio das máquinas. No Crossfit, além do aluno movimentar o corpo inteiro, os movimentos são livres, o que necessita uma preparação para executar o treinamento, compara o coach.

Para Abel, o mais importante é zelar pela segurança dos alunos, para isso, o educador precisa conhecer o princípio da individualidade biológica de cada pessoa e conscientizá-la sobre importância de buscar uma evolução gradativa, progressiva, respeitando os limites do corpo para não ocasionar lesões.

“O educador precisa respeitar a individualidade de cada praticante e criar no aluno a consciência de que ele precisa conhecer o limite do corpo para executar o movimento corretamente sem riscos à saúde”, afirma Abel.

Erros comuns

Aquecimento inadequado A estrutura da aula precisa ser coerente com o objetivo e com a parte principal do WOD do dia, ou seja, é preciso aquecer os grupos musculares e as capacidades físicas que serão utilizadas durante o treinamento. Todas as aulas são preparadas para mobilidade articular, aquecimento geral, aquecimento específico, ativação específica, treino de força e condicionamento.

Progressão é gradual A progressão gradual e diferente de pessoa para pessoa. Cada indivíduo possui técnicas, movimento diferentes, restrições e necessidades pessoais. Se o WOD do dia diz para fazer 8 repetições a levantar 100kg, mas o corpo aguenta 80kg, não é sensato tentar a carga maior. Isto significa progresso gradual e respeitar os limites do corpo.

Base de treinamento Muitos adeptos do Crossfit são praticantes de outras modalidades, porém a base de treinamento do esporte exige técnica e exercícios básicos. Antes de entrar com carga máxima, conheça as técnicas, desenvolva as habilidades e respeite os treinos. Assim, além de conseguir completar o WOD, também evita lesões.

Flexibilidade e Mobilidade A flexibilidade e a mobilidade são importantíssimas para obter um desempenho duradouro e o bem-estar geral. Ter uma boa mobilidade faz dos praticantes os melhores atletas, aumentando o alcance dos movimentos e permitindo fazer mais repetições e recuperar mais rápido, prevenindo lesões.

Recuperação ativa O corpo precisa descansar. Para isto, é preciso fazer uma recuperação ativa. Tire um dia de folga dos exercícios depois de uma semana exaustiva. O descanso é fundamental para ter ganhos consistentes em desempenho atlético e dará ao corpo e a mente o tempo necessário para recuperar as energias e estar com mais disponibilidade para a próxima semana de treinos.

Foto: Divulgação/Crossfit Inc.

Comments


Leia também:
Freepik
160746-OUU4AM-501
160644-OUU3XI-378
160684-OUU439-267
Freepik
Freepik
Mirian Morfim da Silva

Estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Estácio Sá Santa Catarina.

A paixão pelo esporte foi determinante para a escolha do tema e a construção do blog com dicas e orientações para aqueles que pensam em iniciar a prática esportiva.

Contato

 Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page